pokerstars

SEÇÕES

Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo A meta ousada de eleitos pelos partidos à Câmara de Teresina. Veja cartela!

Ao todo, são 29 vagas, no entanto, um levantamento feito pela coluna aponta que seria necessário praticamente uma Casa Legislativa a mais para abrigar as pretensões das siglas.

FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

Falta pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, porém, as agremiações partidárias já têm dado indicativos da meta de eleitos à Câmara Municipal de Teresina. Ao todo, são 29 vagas, no entanto, um levantamento feito pela coluna aponta que seria necessário praticamente uma Casa Legislativa a mais para abrigar as pretensões das siglas. 

Grupos com grande abrangência estadual e nacional, como é o caso da Federação PT/PV e PC do B trabalham pela expansão da bancada para 7 nomes, atualmente são 4: Dudu, Deolindo Moura, Elzuila Calisto e Pollyanna Rocha. O Progressistas, comandado pelo ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, quer eleger de 4 a 5 vereadores na capital no próximo ano. 

Partido do prefeito Doutor Pessoa, o Republicanos trabalha para eleger pelo menos quatro parlamentares, mesmo número do PSD que tem como líder estadual o deputado Júlio César, e no município o vereador Vinicio Ferreira. 

Já a Federação PSDB/Cidadania também quer ampliar sua representatividade, o vice-presidente do grupo, Mário Rogério, indicou à coluna que o trabalho é conquistar duas vagas além daquelas que a Federação já possui na Câmara. Atualmente o PSDB tem quatro parlamentares, apesar do indicativo de saída de pelo menos dois deles do “ninho tucano”. 

Câmara Municipal de Teresina tem só 29 vagas (Foto: Divulgação)

Outras legendas buscam alcançar um espaço de representatividade no Legislativo teresinense, é o caso da REDE/PSOL que almeja duas vagas; o Partido da Mobilização Nacional, que tem como presidente a advogada Ravenna Castro busca consolidar duas cadeiras. O Partido da Mulher Brasileira tem a pretensão de eleger dois vereadores, segundo indicou o coordenador da Cedfol, Tiago Vasconcellos, à coluna. 

O suplente de vereador Lucas do Bem também sinalizou que o AGIR (ex-PTC) lançará chapa proporcional e busca fazer dois parlamentares no próximo pleito. 

Na direita, o Partido Liberal almeja eleger dois vereadores. 

Além dos citados, o MDB objetiva pelo menos 4 cadeiras; Democracia Cristã quer conquistar 1 vaga; o Podemos, que mudou recentemente de direção, quer eleger até 4 parlamentares; e o Solidariedade estaria trabalhando com 3.  

Lideranças políticas do União Brasil e PSB ainda não explicitaram metas para a eleição de 2024 na Câmara de Teresina. 

Ao todo, seriam necessárias 55 vagas para atender as metas das legendas. 

META DE ELEITOS PARA CÂMARA DE TERESINA

FEDERAÇÃO PT/PV/PC do B – 7 

PP – 5

REPUBLICANOS – 4

PTB/PATRIOTAS – 2

DEMOCRACIA CRISTÃ – 1

MDB – 4

PSD – 4

PODEMOS – 4

PMN – 2

REDE/PSOL – 2

PL – 2

Solidariedade – 3

PDT – 5

PMB – 2 

PSDB/Cidadania – 6 

AGIR – 2

Total: 55

Faltam ainda: UB e PSB. 



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
pokerstars Mapa do site

1234