pokerstars

SEÇÕES

Este hábito pode te levar a desenvolver doenças cardíacas

Cardiologista traz dicas simples, mas importantes, para evitar doenças cardíacas

Tomar café logo ao acordar e jantar antes das 20h pode ajudar a prevenir doenças cardíacas | Reprodução/Internet
FACEBOOKWHATSAPPTWITTERTELEGRAMMESSENGER

O cuidado com a alimentação é essencial para evitar uma série de problemas de saúde. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, a cardiologista Abeer Berry afirma que a hora que você se alimenta pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Segundo a médica, quanto mais cedo você fizer suas refeições, menores serão esses riscos.

"Quer saber uma maneira fácil de reduzir o risco de doenças cardíacas? Faça suas refeições mais cedo. As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no mundo. Somente em 2019, causaram mais de 18 milhões de mortes, sendo quase oito milhões atribuídos à dieta. Portanto, é evidente que a dieta desempenha um papel crucial na progressão e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares", disse ela em um vídeo compartilhado no TikTok. 

A médica cita um estudo publicado na revista Nature, em dezembro de 2023, que concluiu que tomar café da manhã assim que acorda e jantar antes das 20h são as práticas mais saudáveis a serem seguidas. A pesquisa avaliou 103 mil participantes com idade média de 42 anos, sendo 79% mulheres. "Faça suas refeições o mais cedo possível e encerre a alimentação mais cedo também para reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames", disse.

Os epidemiologistas da Universidade de Sorbonne, na França, fizeram uma comparação entre os hábitos alimentares dos voluntários do estudo, levando em consideração informações como ciclos do sono, idade, estilo de vida e consumo calórico diário. A análise teve como resultado a conclusão de que pular a primeira refeição do dia aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são otabagismo, o colesterol em excesso, pois podem se acumular e levar à formação de placas de gordura, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes. Os diabéticos têm duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto.

As doenças cardiovasculares se desenvolvem ao longo do tempo e por isso não apresentam sintomas logo no início. Porém, sinais como dor ou desconforto no centro do peito, nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas, podem ser um indício de ataque cardíaco. Além disso, a pessoa pode ter dificuldade em respirar ou falta de ar; sensação de enjoo ou vômito; sensação de desmaio ou tontura; suor frio; e palidez. Mulheres são mais propensas a apresentar falta de ar, náuseas, vômitos e dores nas costas ou mandíbula.



Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link


Tópicos
pokerstars Mapa do site